Qual é a diferença entre tapete e capacho? Essa é uma questão muito comum no mercado, principalmente por terem propósitos semelhantes e poderem ambos ser personalizados. Afinal, os clientes querem saber se essa escolha impacta na loja ou empresa.

A verdade é que há pouca diferença prática entre os dois – e quando há, se restringe a 3 pontos: material usado na confecção, personalização e uso comum. São nesses 3 pontos que você pode diferenciar o tapete do capacho.

E quais são as diferenças nesses três pontos? Prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre o capacho personalizado e o tapete personalizado!

 

O que é o capacho de porta?

“Boa parte do público pode reconhecer o capacho pelo seu uso como ‘tapete seja bem vindo.”

A definição mais comum para capacho é como capacho de porta, como pode ser encontrado em dicionários online: tapete pequeno e resistente, geralmente colocado à frente da casa.

Como capacho de porta, é usado para conter a sujeira e a umidade dos sapatos que adentram no ambiente de casa ou de loja. Ele é comumente feito com fibra natural, como o capacho natural de fibra de coco.

 

Capacho de fibras naturais ou fibras sintéticas?

O capacho de fibra natural apresenta um material da casca do coco, que conta com propriedade fungicida natural. É fácil de personalizar e pode apresentar base emborrachada.

Já o capacho de fibras sintéticas, comumente o vinil, se destaca por diminuir os gastos com manutenção de pisos e por ser antiderrapante. Sua trama aberta retira e esconde a sujeira, o que evita que ela entre no ambiente.

 

O que é tapete?

“O tapete é um item recorrente em ambientes internos, cumprindo propósitos mais variados que o capacho.”

Apesar da pouca diferença, os tapetes são mais utilizados como peças para uso interno, ou seja, dentro da empresa ou residência. Um capacho personalizado é feito de fibras grossas, enquanto o tapete personalizado é mais frágil.

Contudo, o tapete é mais personalizável, tendo um processo de personalização mais simples que o capacho.

 

Quais são os tipos mais comuns de tapetes?

Os principais tipos de tapete personalizado são:

  • Tapete de vinil;
  • Tapete de nylon;
  • Tapete emborrachado;
  • Tapete Capacho;
  • Tapete Fibra de coco.

 

Quais são as diferenças entre tapete e capacho?

Afinal, se a diferença do tapete pro capacho é tão pouca, como identificar alguma diferença? Bem, essa diferença pode ser de fabricação ou de uso regular. No caso de uso regular, estamos falando do senso comum no uso de tapete e capacho.

O capacho personalizado, por suas fibras mais grossas, é comumente utilizado na entrada de estabelecimentos. O capacho de porta é ideal para ambientes com alto tráfego de pessoas, devido sua resistência.

Já o tapete personalizado é mais indicado para espaços internos, onde há um fluxo menor de pessoas. No geral, possui o propósito de embelezar o ambiente e fornecer mais segurança contra quedas e escorregões no estabelecimento.

E quanto à fabricação? Nesse caso, podem ser apontadas diferenças pelo material e pelo tipo de personalização.

 

Material para fabricação

Capachos podem ser fabricados com fibras naturais, como no capacho de fibra de coco. No caso de fibras sintéticas, é comum o capacho de vinil, que retém mais poeira seca e evita o desbotamento precoce.

O tapete pode ser de vinil ou nylon, sendo que o principal é o tapete de nylon. Em partes, isso ocorre pelo nylon ter uma boa capacidade de tingimento e por sua contenção contra umidade. Isso permite que seja usado em locais como banheiro ou piscina.

 

Personalização

Outra diferença reside na personalização, podendo gerar um tapete pintado ou tapete vulcanizado. No caso do capacho personalizado, é usado do processo de vulcanização, que faz uma montagem no estilo de quebra-cabeças.

Nesse processo, é escolhido primeiro o tamanho do produto e a cor de fundo. Depois, a estampa. Após isso, toda a arte é recortada em peças, que são unidas com o fundo por uma película de PVC.

Por fim, tudo é levado para uma mesa aquecida que derrete o produto e, consequentemente, une todos os elementos. Surge daí o capacho ou tapete vulcanizado.

Já no tapete pintado, tudo começa com a escolha de cores do fundo e dos desenhos. Após isso, o tapete é levado para uma máquina que realiza a pintura, o que permite um tapete rico em detalhes.

 

É grande a diferença do tapete pro capacho?

Apesar de pouca diferença, há sim diferença de características e de aplicações entre os dois produtos. A sua escolha entre um dos dois depende da sua finalidade: lidar com sujeira seca ou umidade? Tapete para entrada ou para ambiente interno?

Na sua escolha entre tapete e capacho, leve em conta a finalidade de uso!